Conheça 7 ferramentas básicas da qualidade (que você pode aplicar no seu negócio)

poradmin

Conheça 7 ferramentas básicas da qualidade (que você pode aplicar no seu negócio)

As 7 ferramentas básicas da qualidade são um conjunto de metodologias e técnicas que tem como objetivo melhorar os processos das empresas. Elas são utilizadas para mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no desempenho e resultado dos negócios. São ferramentas simples de aplicar e que realmente contribuem na elaboração de soluções baseadas em fatos e dados.

1) Diagrama de Pareto: Ferramenta gráfica que auxilia na identificação dos principais problemas e a relação causa e consequência que afetam os processos de uma organização. Basicamente, o Diagrama de Pareto foi criado para explicar que 80% das consequências são decorrentes de 20% das causas.

 2Diagrama Ishikawa: Também conhecido como Espinha de Peixe devido ao seu formato, essa ferramenta é útil para identificar e estudar as possíveis causas ou causas-raízes de um problema e seus efeitos, levantando todas as possíveis variáveis que possam ter contribuído para o problema.

3) Fluxograma: Auxilia na descrição dos passos e etapas sequenciais de um processo através de símbolos geométricos que representam os diferentes tipos de operações. O fluxograma pode indicar o início e fim do processo, suas atividades, os pontos de decisão, os documentos necessários e o fluxo contínuo de uma informação.


4) Histograma: Tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições periódicas, criando assim um panorama dos padrões que mais se repetiram em um determinado período de tempo. É representado por um gráfico de barras e funciona perfeitamente para variáveis quantitativas que exigem algum tipo de medição, como peso, largura, comprimento, temperatura, volume e tempo.

 5) Diagrama de Dispersão: Identifica a correlação entre variáveis e é excelente para mostrar se uma relação de causa e efeito faz sentido. O gráfico é representado pelas variáveis, tendo sempre uma em função da outra. Existem 3 tipos de correlações: Positiva, quando duas variáveis aumentam na mesma direção; Negativa, que ocorre quando duas variáveis são correlacionadas, porém o aumento de uma representa o decréscimo de outra; Nula, quando, ao correlacionar duas variáveis, se descobre que não existe nem uma tendência positiva ou negativa, mostrando que não existe correlação.

 

 

 

 

 

 

 

6) Folhas de Verificação: Semelhante ao checklist, é uma lista de itens preestabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados. É usada para certificar que os passos foram cumpridos.

7) Carta de Controle ou Controle Estatístico de Processo (CEP): Utilizado para acompanhamento de processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), estatisticamente determinadas. Ótima opção para identificar desvios ou alterações não esperadas que podem ocorrer em determinada etapa de um processo.

 

 

 

 

 

Agora que você já conhece algumas ferramentas capazes de auxiliar o seu negócio, que tal aplica-las?

Para ter acesso a outros conteúdos como esse, siga a página da Conenseg no Facebook e Linkedin e acesse o site www.conenseg.com.br.

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe uma resposta